quarta-feira, 25 de março de 2009

erudita! nítida!


Adoro gente inteligente e conversas inteligentes. Outro dia estava conversando com o Alê Ferrari, do Clube das Comidas, e discutíamos sobre o papel da música clássica na sociedade contemporânea. E eu disse que não havia mais espaço para aquele tipo de manifestação musical como forma de expressão popular. O povo de hoje não entende mais aquela linguagem, os signos mudaram.
Porém, tudo que existe hoje é influência direta do que já existiu no passado, certo? E eu mostrei pra ele na música popular de hoje exemplos claros de desmembramento da música erudita. Por exemplo, milhares de músicas pop que vocês conhecem vêm da mesma fonte. É assim:
O Canon em Ré Maior, de Pachelbel, forneceu a base harmônica para With Or Without You (do U2), ou Cryin' (do Aerosmith), ou até Basket Case (do Green Day), entre muitas outras.

Mas hoje eu quero falar de um produtor específico, chamado Jim Steinman, que fez muita coisa legal nos anos 80 pra um monte de gente, tipo Bonnie Tyler, Barbra Streisand, Fire Inc (aqueles do filme Ruas de Fogo), e mais tantos. Tudo que ele fez é bem dramático, com corais bem apocalípticos que vão modulando, barulhos de explosão, músicas longuíssimas, uma loucura que eu ADORO!
E eu preparei essa playlist pra vocês ouvirem. Depois me diz se não é Wagner purinho!
Air Supply - Making Love Out Of Nothing At All
Barbra Streisand - Left In The Dark
Bonnie Tyler - Holding Out For A Hero
Bonnie Tyler - Rebel Without A Clue
Bonnie Tyler - Total Eclipse Of The Heart
Céline Dion - It's All Coming Back To Me Now
Fire Inc. - Nowhere Fast
Fire Inc. - Tonight Is What It Means To Be Young
Jim Steinman - Rock And Roll Dreams Come Through

2 comentários:

AtomiCokctail disse...

ultimamente música erudita com presença da grande massa popular só tenho visto nos poucos domingos que a orquestra sinfônica do auditório do ibirapuera se apresenta no palco aberto para o parque ! que digamos é incrível, sentar-se na sobra de uma árvore e apreciar a música !
para quem interessar possa a próxima apresentação será domingo 19 de abril às 11h !

Alê Ferrari disse...

Vou baixar logo! Bjsssssss!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...