terça-feira, 20 de agosto de 2013

a semana do presidente

Bom, minha gente. Os últimos tempos estão absolutamente quentes para quem gosta de música pop. 2013, eu sempre digo, tem se mostrado um ano prolífico como há muito não se via. Todo mundo está lançando trabalhos e as competições ficam acirradíssimas, já que só temos 52 semanas no ano e, portanto, 52 dias para lançamento de músicas e discos (na Europa os lançamentos são sempre às segundas-feiras; nos EUA são às terças) para que todos se acotovelem.
Semana passada começou a briga de foice do século para as novinhas do pop, entre Lady Gaga e Katy Perry. Já há gente derrotista dizendo que o single de Gaga é um fracasso e o de Perry um sucesso. Não é bem assim. Sim, Katy Perry está vendendo mais nos EUA, o que não é surpresa para ninguém, já que seu último trabalho, Teenage Dream, gerou nada menos que SEIS singles que chegaram ao primeiro lugar nas paradas (sete se contarmos com o relançamento). O último de Lady Gaga, Born This Way, gerou apenas um single número um (sua faixa-título). E, ainda assim, posições nas paradas são apenas uma forma de medição de popularidade, né? Há muitas outras. E pode-se argumentar também que o trabalho de Perry é mais genérico, de fácil absorção do que o de Gaga, que cada vez mais tenta difundir referências complicadas. Uma atitude louvável, na minha opinião. Pelo menos alguns desses adolescentes descobrirão quem são Marina Abramovic, Jeff Koons e outros.
Ambas as cantoras têm sofrido com comparações a outros artistas. Roar, de Katy Perry, foi comparada a Brave, de Sara Bareilles, o que eu adorei saber, porque deixei de acompanhar a carreira de Bareilles desde seu primeiro trabalho (aquele com Love Song, lembra?). Daí fui ouvir Brave para comparar, e eu gostei muito mais do que de Roar, fora que o vídeo é simplesmente contagiante e tem uma coreografia delícia de fazer em casa. Applause vai ser comparada com o que quiserem comparar, porque o importante não é tanto a música, mas o clipe, O CLIPE! Parece que o universo suspirou de alívio em uníssono com o clipe lançado essa semana, porque todos já estavam preocupados com o futuro de Gaga.
Vamos lá assistir mais uma vez e descobrir Brave comigo?


PS: Esqueci de uma coisa. Antes do clipe de Applause ser lançado, dois meninos brasileiros fizeram um video es-can-da-lo-so, postaram no YouTube e foi uma comoção mundial... que só durou quinze minutos, porque logo o Google proibiu o video. A parte mais óbvia foi todos chochando e debochando dos meninos, mas eu só conseguia pensar: Uau, que coragem! Quisera eu ter metade dessa coragem de dar a cara (e outras partes) a tapa desse jeito. Maicon Leitte (nome do usuário do vídeo) e seu coleguinha (namorado?) estão de parabéns.
Inocência do Google ter deletado, pois uma vez que algo cai na rede, é eterno. Assistam aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu te amo.
MESMO.

OBS. Adorei o lance dos lançamentos de segunda e terça.
Pensava que eu era único no Brasil que sabia desta info.
Me senti menos louco.
kkkk

Raphinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...