terça-feira, 20 de agosto de 2013

a semana do presidente

Bom, minha gente. Os últimos tempos estão absolutamente quentes para quem gosta de música pop. 2013, eu sempre digo, tem se mostrado um ano prolífico como há muito não se via. Todo mundo está lançando trabalhos e as competições ficam acirradíssimas, já que só temos 52 semanas no ano e, portanto, 52 dias para lançamento de músicas e discos (na Europa os lançamentos são sempre às segundas-feiras; nos EUA são às terças) para que todos se acotovelem.
Semana passada começou a briga de foice do século para as novinhas do pop, entre Lady Gaga e Katy Perry. Já há gente derrotista dizendo que o single de Gaga é um fracasso e o de Perry um sucesso. Não é bem assim. Sim, Katy Perry está vendendo mais nos EUA, o que não é surpresa para ninguém, já que seu último trabalho, Teenage Dream, gerou nada menos que SEIS singles que chegaram ao primeiro lugar nas paradas (sete se contarmos com o relançamento). O último de Lady Gaga, Born This Way, gerou apenas um single número um (sua faixa-título). E, ainda assim, posições nas paradas são apenas uma forma de medição de popularidade, né? Há muitas outras. E pode-se argumentar também que o trabalho de Perry é mais genérico, de fácil absorção do que o de Gaga, que cada vez mais tenta difundir referências complicadas. Uma atitude louvável, na minha opinião. Pelo menos alguns desses adolescentes descobrirão quem são Marina Abramovic, Jeff Koons e outros.
Ambas as cantoras têm sofrido com comparações a outros artistas. Roar, de Katy Perry, foi comparada a Brave, de Sara Bareilles, o que eu adorei saber, porque deixei de acompanhar a carreira de Bareilles desde seu primeiro trabalho (aquele com Love Song, lembra?). Daí fui ouvir Brave para comparar, e eu gostei muito mais do que de Roar, fora que o vídeo é simplesmente contagiante e tem uma coreografia delícia de fazer em casa. Applause vai ser comparada com o que quiserem comparar, porque o importante não é tanto a música, mas o clipe, O CLIPE! Parece que o universo suspirou de alívio em uníssono com o clipe lançado essa semana, porque todos já estavam preocupados com o futuro de Gaga.
Vamos lá assistir mais uma vez e descobrir Brave comigo?


PS: Esqueci de uma coisa. Antes do clipe de Applause ser lançado, dois meninos brasileiros fizeram um video es-can-da-lo-so, postaram no YouTube e foi uma comoção mundial... que só durou quinze minutos, porque logo o Google proibiu o video. A parte mais óbvia foi todos chochando e debochando dos meninos, mas eu só conseguia pensar: Uau, que coragem! Quisera eu ter metade dessa coragem de dar a cara (e outras partes) a tapa desse jeito. Maicon Leitte (nome do usuário do vídeo) e seu coleguinha (namorado?) estão de parabéns.
Inocência do Google ter deletado, pois uma vez que algo cai na rede, é eterno. Assistam aqui.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

listas! para animar o weekend

Porque o tempo não para, a vida não para,o trabalho não para. Por que então vamos parar a música e a diversão? Não vamos! A semana/o mês/a vida está intensa e é assim que a gente cher. Nossa trilha sonora tem que acompanhar no mesmo ritmo. Então coloca aquele tênis de ginástica fluorescente, aquele fone de ouvido que fica caindo de três em três segundos e vem escutar isso aqui. E para você que vai viajar, o tempo é bom, sujeito a amores impossíveis no final do período.

Krystal Klear feat. Jenna G - Addiction. Maestro Zezinho, uma nota pra eu me apaixonar. É early 90's na veia, gente. Pode vir, pode vir.

Lady Gaga - Applause. Ok, ok, eu sei. Tá todo mundo amando falar mal dela, eu inclusive. E sim, parece com Girl Gone Wild em algumas partes. MUITO. Mas eu não sei que bruxaria ela fez, porque eu não consigo parar de cantarolar a semana toda. Então, aplausos-plausos para ela.

Bruno Mars - Treasure. Nunca fui muito fã do mini-rapaz, admito até que ele me irritava bastante, com aquela música da novela. Mas essa eu ouvi na rua dia desses, curti, e o Soundhound me avisou que era ele. Então tá. Ponto para o moço.

Clean Bandit - Dust Clears. A gente ama de paixão A&E, muito. A música nova também é legal. Mas ô disquinho que demora pra sair, hein?

Donna Summer - Love Is In Control (Chromeo & Oliver Remix). Vai sair em outubro uma coletânea só de novos remixes, chamada Love to Love You Donna. Só esse do Chromeo já tá valendo, hein?

Jesse McCartney - Back Together. A gente gosta do Jesse desde que ele era criancinha, embora ele nunca decole tanto quanto eu acho que deveria. Essa nova é tão gracinha quanto tudo que ele faz.

Mayer Hawthorne - Where Does This Door Go. Pra fazer aquela linha 'mamãe sou vintage', vai no Mayer que ele nunca decepciona. Aquele sonzinho soul, r&b bem entre 60s e 70s, com letras de agora. Pessoal da Vila Madalena deve adorar, mas eu também gosto bastante.

Monsieur Adi feat. A*M*E - What's Going On. Desde a introdução a la Papa Don't Preach a gente já curtiu. A A*M*E ainda deve ter tipo 14 anos, mas já tá prometendo disco pra gente há pelo menos isso. Será que sai logo?

Ronika - FDRHD. Essa moça tá vindo com tudo, hein? Desde o post daqui de baixo ela surgiu en mi bida e cada vez mais tá me ganhando. Pop-delícia na linha de Annie, Vanbot, e afins.

Sam Sparro - Hang On 2 Your Love. Sam é meu cantor favorito surgido nos últimos dez ou quinze anos. Ponto. Essa é a nova música dele.

V.V. Brown - The Apple. Eu não prestei atenção quando V.V. surgiu há alguns anos, não conheço absolutamente nada. Mas acho que já vou pesquisar, porque essa nova música me faz achar que deve ter coisa boa pra trás.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...