É chegada a grande hora de revelar quem foram os melhores na música de 2012, na humilde opinião de nossa redação. Humilde nada, que vai ter red carpet e tudo. Põe sua luva longa de cetim, tira as jóias do penhor e vem, que a noite é de gala.
Os 15 Discos do ano:
Sam Sparro - Return To Paradise
Se inspirando na música dançante lançada entre os anos de 1978 e 1983, Sam lançou esta homenagem ao Paradise Garage e fez o grande disco do ano. Em seu segundo disco, já se fixou como um de meus cantores favoritos em todo o sempre.
Penguin Prison - Penguin Prison
Outro disco que se inspira claramente nos anos 80 e traz um pop melodioso, delicioso e muito bem-feito.
Monarchy - Around The Sun
Eletrônico e dançante de muito bom-gosto, sem cair na chatice do bate-estaca, nem nos teclados agressivos que tanto fizeram sucesso em 2012, tipo David Guetta e Calvin Harris.
Scissor Sisters - Magic Hour
Let's Have A Kiki é simplesmente a melhor música do ano. Um hino gay que atingiu as massas, com sua própria coreografia e tudo. Tipo uma Vogue para 2012. Genial. E o disco ainda tem outros momentos brilhantes.
Bright Light Bright Light - Make Me Believe In Hope
Rod Thomas virou uma obsessão minha neste ano. Em vez de mirar nos 80s, ele se volta mais pros anos 90 para dar molho a seu pop-dançante-delícia.
Elton John vs. Pnau - Good Morning To The Night
Um trabalho de colagem genial, criando músicas novas a partir de vocais antigos de músicas misturadas numa mesma faixa. E sem ficar com cara de mashup.
Breakbot - By Your Side
É o legítimo som adult-oriented 70s e 80s que tocava na Antena 1, só que feito agora. Tem como não amar?
Yan Wagner - Forty-Eight Hours
Adoro a voz grave desse francês cantando por cima de bases eletrônicas retrôs e modernas. Ele deve ter ouvido muito Joy Division e Depeche Mode na adolescência.
School Of Seven Bells - Put Your Sad Down
Embora seja só um EP com cinco faixas, todas elas são tão boas que já garantiram seu lugar na festa.
Gotye - Making Mirrors
Esse australiano é detentor do maior sucesso de 2012, seu dueto com a neo-zelandesa Kimbra 'Somebody That I Used To Know'. Mas desde o início do disco, com citação de Aquarela do Brasil, já se vê o esmero de Gotye em sua produção. Minha faixa favorita do disco é o reggae-eletrônico State Of The Art.
Jessie Ware - Devotion
A inglesa que é sempre apontada como a Sade de 2012 fez um disco delicioso que dá pra ouvir prestando atenção ou deixando de fundo.
El Perro Del Mar - Pale Fire
Outro disco que, como o da Jessie aqui em cima, é calminho, tranquilo, sem gritarias, sem grandes efeitos, mas com músicas de muito bom-gosto.
Twin Shadow - Confess
Um disco meio dark, meio new wave, que é muito bom e rolou bastante nos fones de ouvido por aqui.
Two Door Cinema Club - Beacon
Minha escolha de rock gostoso do ano. Não traz nenhuma novidade especial, mas tem composições sólidas pra ficar cantarolando o resto do dia.
Esthero - Everything Is Expensive
A faixa-título é uma de minhas preferidas do ano, mas o disco também tem pop, rock e até country. Acho que a canadense queria mesmo se vender como uma grande compositora que passeia por vários gêneros.
As 15 Músicas do ano:
(Só concorre nesta categoria quem não se elege para disco do ano, sem ordem específica)
Sia - Titanium/Diamonds/Radioactive
Sia teve que entrar na lista, porque apesar de não querer aparecer muito, foi a grande compositora pop do ano. Emplacou seu single com David Guetta, está no primeiro lugar com Diamonds que a Rihanna gravou, e mandou Radioactive para Rita Ora. É a mais bem-sucedida artista de 2012 e quase ninguém sabe quem é. Gênia!
Sky Ferreira - Everyhting Is Embarrassing
Solange - Losing You
Sky e Solange confiaram ao produtor Dev Hynes seus recentes trabalhos, e acertaram. Trazem um quê cool para o pop farofa que tem rolado ultimamente.
Carly Rae Jepsen - Call Me Maybe
Não teve como escapar desta em 2012, né? Os arranjos de cordas, a figura da Lolita oferecida (que no final do vídeo descobre que o objeto de seu afeto era gay), fizeram uma pequena obra-prima pop.
A*M*E - Play The Game Boy
Ainda vamos ouvir falar muito de A*M*E em 2013, quando lançar seu disco de estreia. este aperitivo já me conquistou de cara, com sua influência de Chaka Khan.
ColeCo - Ricky Smiley
New Look - Janet
Parralox - Sharper Than A Knife (Pete Hammond Remix)
Ricky Smiley é na verdade um remix de uma música antiga da Brandy. Janet é uma regravação de uma faixa de um dos primeiros discos da Janet Jackson. Mas ambas trouxeram um frescor e talvez ficaram até melhores que as originais. Sharper Than A Knife foi lançada em 2009, mas foi retrabalhada e ganhou fama este ano
Kimbra - Settle Down
Com um quê de Kate Bush e outro de Björk, Kimbra lançou sua estreia super promissora.
Karmin - Brokenhearted
Pop-chiclete que gruda na cabeça. Adoro os vocais da moça, que muitas vezes me lembra Beyoncé com um filtro Gwen Stefani.
Robbie Williams - Candy
Embora eu não tenha curtido o álbum novo do Robbie (eu amei seu antecessor), Candy me pegou em cheio com suas cordas e seu espírito sessentista. Ouça a versão extended para a experiência completa.
Melanie Amaro - Don't Fail Me Now
A participante do X-Factor UK lançou seu single de estreia com o típico som dançante que fez sucesso este ano, mas ainda se saiu bem acima da média e merece figurar aqui.
George Michael - White Light
A princípio torci o nariz para o som eletrônico datado e os vocais cheios de autotune, mas não há como negar a qualidade de composição de George Michael. Linda música.
ShyBoy - Bird In Flight
O DJ de San Francisco lançou seu primeiro trabalho autoral e eu amei o som mais calminho, quase tipo o grupo America nos anos 70.
Betty Who - Fire With Fire
Outra australiana que promete muito em 2013. Ela lançou dois singles gratuitos este ano e eu estou amando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário